A Academia

História

A Academia da Espada é o resultado de um projeto de entusiastas da esgrima, cujo objetivo foi o de tratar da esgrima num espectro mais amplo, incluindo em seucurricullum além da Esgrima Olímpica ou Moderna - de competição - a Esgrima Clássica e a Esgrima Histórica, estas últimas muito pouco ou nada divulgadas no Brasil, e que, no entanto, estão em franco desenvolvimento já há vários anos na Europa e nos Estados Unidos.


Foram investidos mais de quatro anos nos estudos dessas modalidades, de esgrima praticamente desconhecidas no Brasil, através do único meio restou, na falta de mestres, que é sua reconstrução através dos Tratados originais dos mestres das diferentes épocas. Fora do estrito acompanhamento desses tratados passa-se ao terreno da especulação e improvisação, que obviamente não é de nosso interesse.

Contudo a seleção dos tratados por si só, não resolve problema da prática de uma esgrima histórica, há que praticá-la com as armas idênticas às da época dos tratados: lâminas com comprimento, seção e peso exatos, guardas com o desenho correto e assim
por diante.


O Professor

Renato Moussalli Filho, nasceu em São Paulo em 31/03/70 e iniciou-se na esgrima no Clube Athlético Paulistano em 1985.

Foram seus mestres: Ion Drîmbă, que foi campeão olímpico de florete e treinador das equipes alemã e brasileira de espada; Guilhelmo Saucedo, que foi treinador da equipe argentina, e também Iamandu Tadeu Gutierez, Antonio Telles, Eduardo Romão Gomes e Régis Trois.


No ano de 1990, Renato Moussalli representou o Brasil no Campeonato Mundial de Barcelona, nos Jogos Panamericanos e no Campeonato Sul Americano. Foi diversas vezes campeão brasileiro de espada.

Sua grande experiência em competição de esgrima olímpica de espada, deu-lhe condições de iniciar uma carreira bem sucedida como professor dessa arma.

Iniciou suas atividades em 1999 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, cuja equipe foi campeã no Campeonato da NAE (Naval, Aeronáutica e Exército) tendo sido condecorado por serviços prestados ao Exército.




Aula individual de espada (foto de Miguel Galves)  
Comments