Rapieira




A rapieira (conhecida em italiano como spada da lato a stricia) é um tipo de espada de lâmina reta, longa e fina, que predominou como a arma civil na Europa entre o fim do século XVI e o começo do século XVIII.

Seu aparecimento relaciona-se intimamente com o ressurgimento das cidades na renascença. Nesse cenário, fazia-se necessária uma técnica de autodefesa eficaz para nobres e burgueses protegerem-se no ambiente muitas vezes hostil das ruas. Tratava-se de um contexto em muito diferente dos campos de batalha, uma vez que raramente qualquer das partes envolvidas portava algum tipo de armadura.

Sendo assim, desenvolveu-se uma técnica que privilegiava golpes de perfuração, que permitiam maior alcance - portanto maior segurança - e eram quase sempre letais contra oponentes sem armadura. Gradualmente, as espadas se tornaram mais finas e longas, com guardas grandes e complicadas, ao passo que a nova técnica foi se tornando mais sofisticada, tornando o combate com espadas mais rápido, sutil e feroz.


Comments