Esgrima Olimpica‎ > ‎

Espada



A espada esportiva da esgrima olímpica é designada internacionalmente pelo termo francês épée, o mesmo termo utilizado para a sua versão de duelo épée de combat.

A épée foi desenhada na França por volta de 1870, época em que os duelos voltaram a entrar em moda. Diferentemente do florete, sua lâmina é triangular, mais rígida, afilando-se para a ponta e apresentando sulcos, em cada face, por quase toda sua extensão. É um tipo de lâmina que foi amplamente utilizado nos espadins (smallswords) do final do do século XVII em diante.

O copo da espada tem como protótipo as grandes guardas utilizadas nas espadas e rapieiras de estilo espanhol, excluindo-se a cruzeta (não mais utilizada), e seu pomo é pesado para contrabalançar a lâmina.



Como a espada e seu uso em duelo é muito diferente do florete numa aula de esgrima, um treinamento e sistema de competição foi desenvolvido recriando as condições do duelo. No início a ponta era simplesmente limada e mais tarde martelada formando um botão. No final do século XIX, a esgrima de espada tornou-se uma disciplina esportiva e a arma utilizada em competições foi ligeiramente modificada, deslocando a lâmina até 3,5 cm do centro da guarda para uma melhor cobertura para a mão. Para que ficasse mais evidente o toque da ponta na jaqueta do adversário era fixada na ponta da lâmina, com barbante fino e breu, a chamada point d’arrêt, que era uma pequena peça de metal com quatro minúsculas pontas. A partir de 1930 a point d’arrêt foi substituída pelo contato de mola do sistema elétrico.A espada esportiva é consideravelmente mais pesada do que o florete pesando entre 500 e 770 g e seu comprimento varia entre 88 e máximo de 90 cm de lâmina ; do início do copo até o final do punho mede no máximo de 20 cm; o máximo diâmetro do copo é de 13,5 cm, sendo o máximo comprimento da arma 110 cm. O punho poderá ser do tip o francês ou anatômico, sendo que este último que proporciona uma pegada firme porém não permite tanta liberdade e controle da arma pelos dedos.

(superfície válida para toque na espada)



Comments